O atacante de apenas 18 anos, natural de Lindoeste-PR, destacou-se nas categorias de base do Serpente e ingressou no Palmeiras em março de 2023. Apesar do curto período, já conquistou dois troféus pelo Palmeiras (Paulista e o Campeonato Internacional Sub-19 ICGT Tournament). Juninho, em entrevista à Central, compartilhou seus alvos para a temporada e relatou sua experiência na sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2024, na qual participou de três jogos dos cinco disputados pelo Palmeiras na competição.
“É sempre muito desafiador, sair como a equipe saiu. Tínhamos todas as possibilidades de classificação, mas, como todos dizem, isso é aprendizado. Você vai obter vitórias e derrotas. Não é sempre só sucesso. E quando você perde, você sempre adquire mais conhecimento e experiência… A Copinha para mim foi positiva, como foi a primeira, foi uma experiência muito proveitosa”.
Ele também ressaltou a importância de olhar adiante e enfatizou o desejo de conquistar os demais torneios do ano.
“Agora, para o restante da temporada, é manter o foco. Temos a Copa do Brasil, Brasileiro, Paulista ainda, e vamos buscar todos esses títulos”.
Em 2022, o jogador competiu no Campeonato Paranaense Sub-20 e, em 12 partidas, marcou 7 gols e deu 2 assistências. No Palmeiras, registrou 11 gols em 25 jogos, predominantemente sem iniciar como titular. Perguntamos ao atleta sobre a auto cobrança; ele destacou que se cobra, mas que isso não interfere em seu desempenho em campo:
“A gente tem uma cobrança sim. Eu tenho uma cobrança muito forte em mim mesmo para sempre desempenhar o meu melhor em campo, para contribuir com a equipe e, principalmente, para sair com a vitória”.
Apesar dos bons números, o atacante geralmente começa os jogos no banco e entra ao decorrer da partida, tipicamente no segundo tempo e deixa seu gol, como uma espécie de “talismã” do segundo tempo ou acréscimos. O atleta frisou que o grande objetivo é ganhar a titularidade:
“Ah, é sempre muito gratificante a gente estar ajudando a equipe quando a gente entra, principalmente no segundo tempo. Mas a gente sempre está lutando para conquistar a titularidade no time, né? Esse é o objetivo de todos, mas em relação a isso, o professor dá bastante confiança para a gente. A gente fica tranquilo para entrar, para ajudar, entrar bem para contribuir com a equipe, para quando houver uma substituição, sempre melhorar”.

Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon
O ex-técnico do atleta, Luiz Carlos Cruz, não economizou elogios ao mesmo quando o jogador assinou com o Palmeiras e disse: “O Palmeiras está ganhando um grande atacante. Ele é muito técnico e forte, além de ser rápido. É inteligente, tem ótima tomada de decisão perto do gol”.
Juninho também comentou sobre sua relação com o elenco e os jogadores que são mais próximos e considera como “mentores”:
“Ah, eu tenho bastante contato com o Thalys e o Gabriel Vareta. A gente sempre conversa bastante ali no meio dos jogos também, são pessoas que me ajudam bastante em relação aos jogos”.
Em relação ao seu estilo de jogo e atletas que tem como inspiração, o atacante destacou sua admiração pelos jogadores Endrick e Vitor Roque.
“Eu gosto muito do estilo de jogo do Vitor Roque, apesar de eu ser mais velho até que ele, mas eu consigo aprender muito assistindo ele jogar, principalmente pela experiência que ele tem a mais que eu, agora ele foi para o Barcelona. Eu gosto muito também do Endrick, sou muito fã, acho que são eles dois”.
Dentre as maiores dificuldades do atleta desde que chegou em São Paulo, ele deixou claro a saudade que tem da sua família.
“Eu acho que uma dificuldade muito grande que eu tive foi lidar com a questão da distância da família, já que eu era muito apegado a eles. Mas de resto foi bem tranquilo para mim”.

Foto reprodução Instagram @juninho_jp09
Ainda falando sobre família, que é algo que o Juninho sempre demonstrou ser muito importante pra ele, tendo eles como base. O pai de Juninho, seu José Romualdo Pedro, é agricultor e Juninho ajudava o pai na fazenda antes de se destacar no futebol. Ele contou um pouco sobre essa época e em como é para ele olhar para o que já passou e ver que agora ele está conquistando tudo que sempre sonhou para poder dar um futuro diferente para a sua família:
“A família é muito importante pra gente e desde o começo eles estão junto comigo. Se não fossem eles, eu não estaria aqui onde eu estou, e tudo que eu conquistar mais pra frente vai ser em prol deles, né? Para dar uma vida melhor para eles”.
O atleta segue concentrado com o time do Palmeiras, que no momento está se preparando para dar continuidade à temporada e terá três campeonatos importantes para ampliar seus números no time e quem sabe ganhar a titularidade absoluta.
O Palmeiras disputa três campeonatos importantes, sendo o mais próximo de começar o Campeonato Brasileiro que está previsto para começar no dia 3 de Abril.