Central Sub20 Palmeiras

Palmeirense desde pequeno, Aranha compartilha um pouco da jornada e conta de onde surgiu o famoso apelido. 

O atleta Wanderson Carlos, conhecido também como Aranha, que atuava pelo Sport-PE, chegou ao Palmeiras em 2022 por empréstimo e já acumula quatro títulos pelo Palmeiras, sendo o mais importante a Copinha de 2023, ao qual foi um dos protagonistas. O atleta contou como é a sensação de vivenciar tudo isso em tão pouco tempo, ter o carinho da torcida do seu time do coração.

“Bom, creio que aconteceu tudo muito rápido na minha vida né, cheguei no Sport, joguei a Copa do Brasil e veio a proposta do Palmeiras, onde eu fiquei muito feliz, muito contente, pois o Palmeiras é um time do coração, sempre fui palmeirense, meu pai, meu tio, e é surreal viver tudo isso, cara, você chegar e conquistar um Brasileiro Sub-17, e principalmente uma Copinha né, e uma responsabilidade imensa que foi essa Copinha de 2023 e onde eu pude me sair bem e ser campeão”.

Foto reprodução Instagram @aranhagk_05

Em relação ao famoso apelido, compartilhou que surgiu de uma brincadeira nos treinos:

“Esse apelido surgiu nas categorias de base do Santa Cruz, onde foi o primeiro clube que atuei né, e eu cheguei lá pra fazer teste no sub-15 e eu tinha uma mania de ficar agachado quando terminava o treino com as mãos no chão, e acabou que os meninos vieram me apelidar de ‘Aranha’ ou ‘Homem-Aranha’ e pegou né, então todo mundo até hoje me chama de Aranha”.

O Palmeiras formalizou a compra do goleiro, ficando com 60% dos direitos do atleta em agosto de 2023. O goleiro vibrou e vê com esperança os próximos anos: “Espero que esses anos de contrato definitivo com o Palmeiras possam ser de muitas realizações, bênçãos e muitos títulos”.

Aranha comentou um pouco sobre os maiores desafios que precisou enfrentar assim que chegou ao clube e como foi seu processo de adaptação dentro do time:

“Bom, eu acho que cheguei um pouco deslumbrado aqui no clube, como eu te falei aconteceu tudo muito rápido na minha vida e causou todo esse alvoroço, de falhar nos meus primeiros jogos, de ficar inseguro dentro do gol sabe?! E acho que esse foi um dos momentos mais difíceis que passei aqui no clube, a torcida pegando muito no pé, mas eu mantive minha cabeça no lugar, firme e treinando sabendo que Deus tinha um propósito pra mim aqui dentro do clube. Ao longo do tempo as coisas foram mudando, na metade do Brasileiro Sub-17 eu pude ir mostrando quem eu era de verdade e foi aí que eu pude ser um dos destaques na Copinha”.

No começo da temporada de 2024, o atleta teve um reencontro com seu antigo clube, o Sport, durante a segunda fase da Copinha e como foi vivenciar essa partida e relembrar de uma partida só que contra o Palmeiras, pela semifinal da Copa do Brasil sub-17, você acabou chamando a atenção do clube e consequentemente está aqui hoje:

“Bom é um clube que eu carrego no coração, que me recebeu de braços abertos, um clube que me deu a oportunidade de jogar um campeonato tão importante como a Copa do Brasil, um clube que me acolheu bem, me elogiou, onde eu fiz vários amigos e que levo no coração, e principalmente foi o primeiro clube onde eu firmei meu primeiro contrato profissional e sou extremamente grato pelo que o clube fez por mim. Agora a chavinha virou né, agora eu sou Palmeiras e como eu falei, ainda tem muita coisa pra conquistar, ainda tem muita coisa pra acontecer nesses anos aí com um contrato definitivo com o Palmeiras”.

Falando um pouco sobre inspirações e ídolos no futebol, Aranha contou quem é sua maior inspiração na sua posição:

“Com certeza o Weverton, acho que é uma grande inspiração pra gente hoje na base, não só da base mas também para tantos outros meninos que sonham em ser goleiros profissionais, o nível que ele trabalha, o nível de pessoa que ele é, a humildade e acho que isso atrai tantas crianças e tantos jovens que sonham em ser goleiros. E eu pude conviver um período com ele no profissional e sei o quão bom e o grande coração que ele tem, então hoje pra mim o meu ídolo é ele, sempre vai ser né”.

Foto: Palmeiras/by Canon

Pensando em quão difícil é desempenhar o papel de goleiro, o atleta falou como é para ele lidar com toda essa pressão psicológica nos jogos, principalmente na hora de defender os tão famosos pênaltis:

“Bom, nos momentos difíceis ali na hora do jogo, quando acontece alguma falha eu tento me manter tranquilo, colocar a cabeça no lugar e focar na próxima bola, as falhas a gente tenta consertar nos treinos. Na hora dos pênaltis eu tento manter a concentração e eu tenho um segredo que eu não posso revelar (risos) eu acho que isso ajuda bastante a defender os pênaltis, graças ao Luciano Jr que é nosso preparador de goleiros sub-20, está dando certo e eu pretendo não revelar porque está dando super certo (risos)”.

Ainda na questão de lidar com situações de pressão psicológica, o Aranha comentou se tem algum dos meninos do sub-20 ou profissional que ele tem como a espécie de um mentor, que ele sempre busca ajuda quando precisa:

“Sempre que vou pro profissional existem alguns jogadores que sempre me dão conselhos e eu ouço bem e guardo pra mim porque isso é muito importante da gente ouvir deles, que já têm mais experiência que a gente né, tanto o Weverton, Dudu, Mayke, o Marcos Rocha também e Gustavo Gomez, são caras que eu tenho mais proximidade ali, me dão conselhos e isso é muito legal”.

Já visando o restante da temporada de 2024, onde o Palmeiras disputará Paulista, Brasileiro e Copa do Brasil (que não disputou no ano anterior) o atleta contou quais são as expectativas e seus principais objetivos para este ano:

“Sabemos que são campeonatos extremamente difíceis né, o Brasileiro, Copa do Brasil, Paulista e uma competição que eu quero ganhar muito é a Copa do Brasil que ainda falta na minha carreira. Mas primeiro é focar nos campeonatos que vêm pela frente, que é o Brasileiro e o Paulista, então em seguida podemos pensar na Copa do Brasil. Poucos sabem mas eu tive uma lesão na preparação da Copinha de 2024 e eu venho me recuperando agora, e quando voltar é respeitar meus companheiros como sempre respeitei, trabalhar muito forte e brigar pela titularidade e tenho certeza que com todo o esforço da gente, com tanta dedicação que a gente sempre teve nós vamos chegar onde queremos que é ser campeão do Brasileiro, Paulista e Copa do Brasil”.

O início dos próximos torneios está previsto para o dia 3 de abril (Brasileirão), 14 de agosto (Copa do Brasil) e Campeonato Paulista ainda a definir.