
Todo mês de janeiro é marcado pela mais importante e conhecida competição de base do país, a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Porém, ela não é o único campeonato a ser disputado ao longo da temporada.
Ao todo são três torneios que as Crias da Academia participam: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Paulista da categoria sub-20. O Palmeiras acumula quatro títulos nacionais, treze estaduais, e busca aumentar ainda mais esse número em 2024.
Enquanto as competições não iniciam, vamos relembrar os caminhos percorridos até as conquistas:
Em 2018, pela primeira vez, os Meninos de Verde foram campeões do Brasileiro Sub-20, e em uma campanha memorável, dos 14 jogos disputados, venceu nove vezes, empatou quatro e perdeu apenas uma, marcando 36 gols e sofrendo 15 durante a competição.O título ainda ficou marcado por duas goleadas, primeiro ao vencer o Internacional por 6 a 4, com tentos marcados por Papagaio (2), Alan (2), Yan e Luan Cândido, e também na final, ao vencer o Vitória por 5 a 2 (agregado), com gols de Luan (3), Yan e Papagaio.

No ano seguinte, os jogadores comandados por Wesley Carvalho garantiram mais um título inédito pra conta, a Copa do Brasil. Com seis vitórias, um empate e duas derrotas durante o campeonato, venceram o Cruzeiro nos pênaltis por 4 a 1, em decorrência da derrota por 4 a 3 no tempo regulamentar. Lucas Esteves, Fabricio, Cesinha e Lincon foram os jogadores que converteram as cobranças, lembrando, que as Crias já tinham vantagem no placar, ao vencerem os adversários por 2 a 1 no confronto de ida que aconteceu no Allianz Parque.

Vale ressaltar que o valor simbólico por trás dessas conquistas inclui o início da consolidação do projeto desenvolvido na base alviverde, evidenciado não só por meio dos títulos, mas também pela revelação de atletas.
Atletas como Gabriel Menino, Gabriel Veron, Lucas Esteves e Patrick de Paula, que estiveram presentes em ambas as conquistas, ao se destacarem na categoria, foram chamados por Vanderlei Luxemburgo para integrarem o elenco profissional, sendo fundamentais ao abrirem o caminho para que outros jogadores do sub-20 tivessem a mesma oportunidade no futuro.

Bom, o Palmeiras não ficou apenas com dois títulos nacionais, conquistou o bicampeonato de ambos e a tão sonhada Copinha de maneira histórica, garantindo os três durante uma mesma temporada, um feito único até então, algo que nenhum outro clube havia alcançado até 2022. E foi sob o comando de Paulo Victor Gomes que as Crias da Academia venceram nove partidas, empataram uma e perderam quatro, somando 27 gols marcados e 11 sofridos, incluindo a vitória em cima do maior rival, Corinthians, na final do torneio, por 1 a 0, com gol de Endrick.

E dois meses depois faturou também, a Copa do Brasil, enfrentando o Flamengo na grande final e levantando o caneco após vencer nas penalidades por 4 a 2, com brilhante atuação do goleiro Alviverde Kaique e decidido pelo camisa dez, John John. Assim, coroando a excelente campanha invicta, da qual emplacaram sete triunfos e somente um empate, marcando 20 gols e sofrendo apenas um.

Com essa bagagem, as Crias da Academia buscam manter o protagonismo em mais uma temporada, com apoio e incentivo da torcida palmeirense. O início dos próximos torneios está previsto para o dia 3 de abril (Brasileirão), 14 de agosto (Copa do Brasil) e Campeonato Paulista ainda a definir.
E se você quiser saber mais informações sobre datas e horários das partidas, transmissões, conferir entrevistas e muito mais, nos acompanhe em nossas redes!
Avanti Palestra, Avanti Crias da Academia!