Ontem, segunda-feira (15), na Arena Barueri, o Palmeiras se despediu da Copa São Paulo de Futebol Júnior na terceira fase. O atual campeão estava numa sequência de 4 vitórias, com 18 gols marcados e apenas 2 sofridos. Em jogo válido pela terceira fase da competição, foi superado pelo time do Aster – Itaquá por 1 x 0.
No primeiro tempo apertado, com diversas chances do Palmeiras abrir o placar, o jogo foi para o intervalo com 0 x 0. Aos 16 minutos do segundo tempo, o adversário marcou com Jean Tadeu. Compreensível que o time de Itaquá se fechou e segurou o resultado, numa marcação fechada e de algum modo a tão famosa “cera”. Mesmo com 9 minutos de acréscimos, e com chances claras de gol (como a de Riquelme Filipe), o Palmeiras não conseguiu empatar o jogo, sofrendo essa eliminação amarga e precoce para o trabalho que tem sido montado ao longo dos anos.

Foto reprodução Fabio Menotti/Palmeiras
O time que jogou a Copinha contou com 15 atletas que fizeram parte da campanha de campeão no ano de 2023, sendo eles: Aranha e Kaique (goleiro), Gilberto e Ian (laterais), Pedro Felipe e Talisca (zagueiros), Léo, Patrick, Thalys e Vitor André (meio-campistas), Allan, Daniel, Edney, Estêvão e Kauan Santos (atacantes).
Os demais atletas são jogadores que compõem o Sub-17 e dois atletas do Sub-16 do Palmeiras, jogadores que foram campeões de tudo em suas respectivas categorias no ano passado. O Sub-17, por exemplo, conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-17 (2022 e 2023) e a Copa do Brasil Sub-17 (2022 e 2023).
Destaque do time para os atletas calouros: Luighi e Vitor Reis. Luighi foi o artilheiro do Sub-17 com 21 gols em 20 jogos. Já o zagueiro Vitor Reis é o capitão do Palmeiras e da seleção Brasileira da categoria e entrou na lista do jornal britânico “The Guardian” do Next Generation, tradicional lista de jovens promessas do futebol internacional.

Foto reprodução Fabio Menotti/Palmeiras
Os atletas que também fizeram sua estreia na competição foram: Cesar e Luiz Sá (goleiros), Benedetti (zagueiro), Erick Belé, Felipe Goto, Rafael Coutinho e Wendell (meio-campistas), Juninho, Kidani e Wesley (atacantes).
Somando as duas categorias, no ano de 2023, o Palmeiras ganhou 4 campeonatos, sendo eles: Copinha (superando o América-Mg) e Campeonato Paulista Sub-20 (superando o São Paulo), Campeonato Brasileiro Sub-17 (superando o São Paulo) e Copa do Brasil Sub-17 (superando o Athletico-PR).
Lembrando que o Palmeiras Sub-20 chegou na final do Campeonato Brasileiro (sendo superado pelo Flamengo) e o Sub-17 chegou à semifinal do Campeonato Paulista (sendo superado pelo São Paulo).
Outro ponto relevante é que parte dos jogadores do Sub-17 que participaram da Copinha passará a integrar o Sub-20, mantendo assim uma transição e continuidade no desenvolvimento dos talentos. Apesar da despedida de três atletas das categorias de base devido à idade limite, como Kaique, Talisca e Ian, o elenco continua contando com os melhores de cada geração, seja de 2006 (os mais novos) ou 2004 (os mais velhos).
Mesmo com a eliminação na Copinha, o foco agora se volta para as próximas competições, como o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista Sub-20, onde o time buscará manter o alto padrão de desempenho e conquistas nas categorias de base.