Central Sub20 Palmeiras

O volante Leo Azevedo, que tem Zé Rafael como inspiração, compartilha suas expectativas para a Copinha e revela a origem do apelido “Pitbull”

Nosso meio-campista de 19 anos, Léo Azevedo, natural de Caetés (PE), chegou ao Palmeiras em 2021 para integrar o Sub-17 do Verdão. O volante teve passagem pelo Corinthians, onde ficou cinco anos, sendo titular e destaque da geração de 2004. Léo é campeão da Copinha, também tendo levantado taças no Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil Sub-20.

Em entrevista, o atleta compartilhou suas expectativas para buscar o tricampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior e falou sobre suas metas para o futuro, inclusive contando como surgiu o apelido “Pitbull”.

“Surgiu com os ‘moleques’ no treino, na brincadeira. Estava marcando, teve um dia que fiquei chateado e comecei a correr igual um doido, aí os caras começaram a me chamar assim”.

O volante também destacou suas referências no futebol profissional: “Hoje no Brasil é o Zé Rafael, sem dúvida nenhuma, um excelente volante que é completo”.

No ano de 2023 o jogador participou de 45 jogos, 19 partidas a mais do que no ano anterior. Sobre sua evolução técnica desde a primeira Copinha até o Campeonato Paulista Sub-20 de 2023, o volante destacou: “Aprendi muito com meus erros, trabalhei em cima deles, ouvi meus professores, tanto o Paulo quanto o Logan, e graças a Deus venho desenvolvendo bem”.

Além de citar Zé Rafael como referência no Brasil, Léo mencionou inspirações na Europa, como Rodri do City, Cristiano Ronaldo e Casemiro.

Quando questionado sobre mentores, Léo disse: “No profissional, procuro acompanhar muito o Zé Rafael. No Sub-20, o Michel e o Ian são referências de cabeça e mentalidade”.

Foto reprodução Fabio Menotti/Palmeiras

Sobre a nova geração na Copinha, Léo falou sobre o jovem Coutinho, destacando seu potencial: “Um menino na minha posição que tem muito futuro é o Coutinho, 2006, está sempre ouvindo o que temos para falar, evoluindo bem e será um ótimo jogador”.

Sendo um dos principais jogadores do time, compartilhou sobre essa boa fase do verdão e contou dos “rituais” antes dos jogos: “Toda vez que entro em campo, rezo o Salmo 91, e não uso a palmilha da chuteira, pois me sinto incomodado se usar”.

Apesar de atuar como primeiro volante, Léo fez 4 gols na temporada de 2023, tendo oportunidades de jogar mais avançado, conforme pedido do técnico Lucas Andrade para que ele “pisasse” mais na área.

Foto reprodução Instagram @leo_az04

Para a temporada de 2024, Léo compartilhou seus objetivos pessoais, começando pela Copinha: “Meu objetivo é fazer uma boa Copinha, ter um bom desempenho, ajudar a equipe e, dali em diante, treinar bem para fazer parte do profissional e realizar meu sonho de estrear no profissional este ano, se Deus quiser”.

Com 100% de aproveitamento, o Palmeiras está classificado para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior e enfrentará o Sport em Barueri no dia 13 (sábado) às 17h15.