O lateral esquerdo compartilhou sobre seu primeiro ano no Sub-20, a estreia na Copinha e os objetivos para 2024.
Arthur Gabriel, nascido em São Paulo, integrou as divisões de base do Palmeiras aos 12 anos, em 2017. Desde então, com a camisa do clube, acumula títulos nas categorias sub-13, 14, 17, e, no ano passado, conquistou seu primeiro título pelo Sub-20. Nos seus seis anos no Palmeiras, ele compartilha a sensação de disputar a Copinha pela primeira vez.
“Então, acho que tô bem animado pra essa primeira Copinha, acho que tô bem preparado. A gente vem numa crescente desde que voltou da final do Paulista, uma crescente muito boa. Tô bem preparado para dar o meu melhor e ajudar a equipe pra gente ser campeão.”

Em 2023, Arthur subiu para o Sub-20 e se consagrou Campeão Paulista. O lateral falou sobre a adaptação e a recepção de jogadores mais experientes: “Teve alguém que me ajudou bastante quando eu comecei no Sub-20, que foi o Ian. Ele acabou me passando as dicas, foi bem importante pra mim.”
O jogador também destacou momentos importantes em 2023: “Poderia ser vários momentos, acho que o mais foi quando eu fui pra Libertadores, primeira vez do Palmeiras na Libertadores eu pude ser convocado pra participar né? E acho que também contra o São Paulo no Brasileiro que eu fiz dois gols, acho que foi minha melhor partida no ano, e tem a final do Paulista contra o próprio São Paulo, que eu acabei jogando bastante, joguei muito mesmo. Acho que esses três pra mim são top 1 se pudesse.”
Apesar de ser lateral, neste ano, Arthur atuou mais como ponta e contou como foi sua adaptação: “A adaptação foi bem tranquila porque quando cheguei no Palmeiras no Sub-12 eu era ponta. Então, quando fui pra lateral, já foi bem tranquilo de me adaptar. Quando eu tive a oportunidade de ir pra ponta esse ano, não foi difícil para mim me acostumar, foi bem tranquilo.”
Além de ter o lateral Marcelo como referência, o jogador deixou claro que sua maior inspiração atualmente é o lateral Piquerez: “Eu acho que de referência assim, sem ser do Palmeiras, foi o Marcelo, e no Palmeiras, hoje, não tem como não ser o Piquerez. Piquerez acho que é referência máxima pra mim. Esse são os dois que eu vi jogar, mas de ver vídeo assim, Roberto Carlos é o maior de todos da lateral, inspiração máxima (risos).”
Arthur falou também sobre os objetivos para o ano que se inicia: “Os objetivos, primeiramente, fazer uma boa Copinha, com isso, a gente ser campeão, acho que é a maior obsessão no momento. Pós Copinha, eu acho que subir para o profissional já é um desejo antigo, e deixar meu nome marcado lá no Palmeiras de fato.”
Por fim, contou que, se pudesse dar um conselho para o Arthur de cinco anos atrás, seria para ele continuar, que todo o esforço dele valeria a pena para conseguir realizar o seu sonho.
Com 14 títulos aos 18 anos, todo o esforço já valeu a pena, Arthur. O Palmeiras estreia na Copinha dia 4 (quinta feira) contra o Queimadense – PB, às 17h30. A transmissão do jogo será pela CazéTV, no Youtube.